Tecidos ecológicos, que hidratam ou que se transformam em outras peças, são alguns destaques da feira
A primeira edição da feira São Paulo Prêt-à-Porter, realizada em janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo, apresentou ao varejo as coleções Outono/Inverno 2011 em confecções e acessórios que chegarão às principais lojas brasileiras. Lojistas de todo o Brasil e distribuidores de produtos de moda circularam pelos corredores do evento, definindo suas compras para a estação.
Além de confirmar quais serão as principais tendências da moda outono/inverno, como camisas xadrez, jaquetas em estilo militar e românticas, vestidos e saias longas, muitos tricôs, as 300 marcas que participaram da feira apresentaram também novidades na linha de confecção sustentáveis. No segmento luxo, as camisas femininas aparecem com botões folheados a ouro, algodão egípcio e detalhes em cristais Swarovski.
Além de confirmar quais serão as principais tendências da moda outono/inverno, como camisas xadrez, jaquetas em estilo militar e românticas, vestidos e saias longas, muitos tricôs, as 300 marcas que participaram da feira apresentaram também novidades na linha de confecção sustentáveis. No segmento luxo, as camisas femininas aparecem com botões folheados a ouro, algodão egípcio e detalhes em cristais Swarovski.
Tendências
Os vestidos continuam na temporada fria e os tricôs são a grande aposta. A coleção da Ambicione traz mini vestidos com babados, sobretudos decorados com peles, supergolas e looks monocromáticos. A marca Carmen Vezons trouxe cartela de cores nos tons marrom, verde líquen, gelo e cru, contrapostos a nuances de bordeaux, mostarda e azul carbono.
A grife Carla Carlin buscou inspiração na natureza para criar duas estampas predominantes na coleção: Jardim de Inverno, que remete ao romântico, irreverente, delicado e sensual do mundo feminino, e Sinfonia de Pássaros que propõe um novo mimetismo com a natureza através de sua profusão de plumas e penas. As cores são outonais, lembram o pôr-do-sol e as folhas.
Com inspiração nos Anos 40 e 50, seguindo a tendência do Militarismo e do Romantismo, a Kalline Couros fez referência ao poder masculino. As modelagens estão mais curtas, com botões que remetem ao militarismo e os cortes bem definidos. Nas peças femininas, o couro chega com um ar mais leve e delicado, presente também nas cores nude, rosa, branco, azul e vermelho intenso.
Para o público masculino, a BASE trouxe inspiração do Northwest Canadense. Com características de aventura, a marca reuniu estilo e diversão com modelagens slim fit, proporcionando um shape ajustado ao corpo e um visual atual. Na cartela de cores, preto, tons cinza, verde escuro e marinho.
A Individual buscou inspiração nos jovens pilotos da Esquadrilha Lafayette - grupo de defesa aérea formado por membros de diversos países que atuaram durante a Primeira Guerra Mundial. A Coleção Inverno 2011 está diversificada e primorosa, as camisarias receberam padronagens elaboradas em fios nobres no mais puro algodão egípcio compac com acabamento easy iron, valorizando ainda mais as peças e proporcionando um caimento impecável.
A Santa Graça quebrou a monotonia e lançou a coleção colorida, inspirada no México e na artista Frida Kahlo. Nas estampas, além da imagem estilizada de Frida, elementos que remetem ao seu universo, como flores, caveiras, corações e pássaros. As aplicações de tecidos, bordados e o mix de cores fortes como o dourado e o cobre tornam as peças únicas.
Jeans
Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial quando o assunto é produção de jeanswear, somando mais de 226 milhões de peças confeccionadas por ano. Para se destacar neste mercado competitivo, marcas brasileiras inovam nas lavagens, tecnologias e design.
Muitas dessas novidades foram apresentadas na primeira edição da feira São Paulo Prêt-à-Porter. As marcas Lei Básica, BASE e o grupo Planet Girls empregaram processos que garantem aspecto de couro às peças. Na Zune Jeans, o cliente pode optar pelas calças em jeans resinado com aparência mais encorpada e brilhosa. A Loony investiu uma linha focada no público plus size e a Zoomp adicionou toque de romantismo ao design das calças rasgadas, com a inclusão de rendas e brilhos.
De bem com o meio ambiente
Na linha sustentável, marcas aderiram não só ao algodão orgânico, mas às lavagens com corantes naturais em suas composições. A Lei Básica conta com um tag que estimula o reflorestamento. Anexas às roupas as etiquetas são feitas de papel semente. O processo para plantio é simples, basta cortar a etiqueta em pedaços e plantar para gerar uma planta de porte médio. No Grupo Planet Girls, as coleções trazem peças em fibra de bambu e jeans reciclável. A Raiz da Terra Green Co inseriu a manteiga da semente do cupuaçu nos tecidos, o que garante hidratação ao corpo. A roupa também possui fator de proteção solar. Na Éden, a novidade é a troca do cloro ou de qualquer produto químico usado nos processos de lavagem do jeans pelo açúcar.
Luxo e praticidade
Na BASE, a novidade é a jaqueta masculina que se transforma em nécessaire. A inovação garante praticidade para quem não quer levar o casaco de um lado para o outro. A marca também incorporou ao look de inverno o neoprene, sucesso nas passarelas da temporada do verão. A Saad lançou na feira a linha de transformação. Uma das peças é o sobretudo 7/8 que pode se transforma em jaqueta. Na Dudalina, as camisas femininas, confeccionadas em algodão egípcio, receberam toques de sofisticação e luxo com botões banhados em ouro e cristais Swarosvki.

A grife Carla Carlin buscou inspiração na natureza para criar duas estampas predominantes na coleção: Jardim de Inverno, que remete ao romântico, irreverente, delicado e sensual do mundo feminino, e Sinfonia de Pássaros que propõe um novo mimetismo com a natureza através de sua profusão de plumas e penas. As cores são outonais, lembram o pôr-do-sol e as folhas.
Com inspiração nos Anos 40 e 50, seguindo a tendência do Militarismo e do Romantismo, a Kalline Couros fez referência ao poder masculino. As modelagens estão mais curtas, com botões que remetem ao militarismo e os cortes bem definidos. Nas peças femininas, o couro chega com um ar mais leve e delicado, presente também nas cores nude, rosa, branco, azul e vermelho intenso.
Para o público masculino, a BASE trouxe inspiração do Northwest Canadense. Com características de aventura, a marca reuniu estilo e diversão com modelagens slim fit, proporcionando um shape ajustado ao corpo e um visual atual. Na cartela de cores, preto, tons cinza, verde escuro e marinho.
A Individual buscou inspiração nos jovens pilotos da Esquadrilha Lafayette - grupo de defesa aérea formado por membros de diversos países que atuaram durante a Primeira Guerra Mundial. A Coleção Inverno 2011 está diversificada e primorosa, as camisarias receberam padronagens elaboradas em fios nobres no mais puro algodão egípcio compac com acabamento easy iron, valorizando ainda mais as peças e proporcionando um caimento impecável.
A Santa Graça quebrou a monotonia e lançou a coleção colorida, inspirada no México e na artista Frida Kahlo. Nas estampas, além da imagem estilizada de Frida, elementos que remetem ao seu universo, como flores, caveiras, corações e pássaros. As aplicações de tecidos, bordados e o mix de cores fortes como o dourado e o cobre tornam as peças únicas.
Jeans
Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial quando o assunto é produção de jeanswear, somando mais de 226 milhões de peças confeccionadas por ano. Para se destacar neste mercado competitivo, marcas brasileiras inovam nas lavagens, tecnologias e design.
Muitas dessas novidades foram apresentadas na primeira edição da feira São Paulo Prêt-à-Porter. As marcas Lei Básica, BASE e o grupo Planet Girls empregaram processos que garantem aspecto de couro às peças. Na Zune Jeans, o cliente pode optar pelas calças em jeans resinado com aparência mais encorpada e brilhosa. A Loony investiu uma linha focada no público plus size e a Zoomp adicionou toque de romantismo ao design das calças rasgadas, com a inclusão de rendas e brilhos.
De bem com o meio ambiente
Na linha sustentável, marcas aderiram não só ao algodão orgânico, mas às lavagens com corantes naturais em suas composições. A Lei Básica conta com um tag que estimula o reflorestamento. Anexas às roupas as etiquetas são feitas de papel semente. O processo para plantio é simples, basta cortar a etiqueta em pedaços e plantar para gerar uma planta de porte médio. No Grupo Planet Girls, as coleções trazem peças em fibra de bambu e jeans reciclável. A Raiz da Terra Green Co inseriu a manteiga da semente do cupuaçu nos tecidos, o que garante hidratação ao corpo. A roupa também possui fator de proteção solar. Na Éden, a novidade é a troca do cloro ou de qualquer produto químico usado nos processos de lavagem do jeans pelo açúcar.
Luxo e praticidade
Na BASE, a novidade é a jaqueta masculina que se transforma em nécessaire. A inovação garante praticidade para quem não quer levar o casaco de um lado para o outro. A marca também incorporou ao look de inverno o neoprene, sucesso nas passarelas da temporada do verão. A Saad lançou na feira a linha de transformação. Uma das peças é o sobretudo 7/8 que pode se transforma em jaqueta. Na Dudalina, as camisas femininas, confeccionadas em algodão egípcio, receberam toques de sofisticação e luxo com botões banhados em ouro e cristais Swarosvki.
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